Apresentação Geral

Estaremos abordando as 5 disciplinas de Peter M. Senge alinhado com o conceito de Ética e Moral de Mario Sérgio Cortella.

Também discutiremos e apresentaremos os conjuntos literais e explicativos sobre os autores Mario S. Cortella e Peter M. Senge. Assim Abordaremos caracteristicas baseadas em discuções como: Ética, Liderança, Valores e o Plano de Gestão.

Diante destes conceitos, apresentaremos as visões da graduada Hana C. Witt, a respeito de uma pesquisa efetuada junto a empresa Marcopolo, onde foram realizados testes com os seus colaboradores. Nesta pesquisa ela obteve resultados com base no comportamento e conduta dos profissionais. Assim pode ser demonstrando a eficácia dos métodos por Senge e Cortella.

Este alinhamento se torna imprescindível tendo em vista que não há como trabalhamos as 5 disciplinas de Senge sem sabermos no mínimo o que é Ética e Moral.

No final de nossa Página visualizem a Biografia de ambos os Autores.

Obs: Para fácil visualização separamos as 5 disciplinas na barra de navegação acima.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Análise da Empresa Marcopolo

Em análise na Dissertação de conclusão da aluna Hana Cristina Witt da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, destacaremos as aplicações teóricas do modelo Learning Organizations, criado por Peter Senge, na empresa Marcopolo.
Neste trabalho foi apresentado a analise de cada ação feita pela empresa para aplicar o modelo Learning Organizations, estas ações foram analisadas de acordo com as cinco disciplinas de Senge e implantadas conforme os seguintes modelos: Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada, Aprendizagem em Equipe e Visão Sistêmica.
Porém, antes de destacá-los temos que brevemente citar as causas de uma ação inversa da Learning Organizations, que traz aspectos negativos como uma limitação a função e falta de objetivos, a falta da responsabilidade sobre informações, ênfase no curto prazo na entrega dos trabalhos, a possivel falta de atenção às sutilizas e aos indicadores de longo prazo e o mito da equipe administrativa aonde vai bem às rotinas corriqueiras, mas não nas situações difíceis.
Em cada disciplina foi identificada uma iniciativa de aprendizagem segundo a autora do trabalho, para que ocorresse a implantação do modelo de aprendizagem. Tivemos o destaque do modelo MASP 14, que auxiliou nas tomadas de decisões em relação à Pesquisa.
A Marcopolo deu a iniciativa do Domínio Pessoal formando ações de viabilização do crescimento pessoal de cada pessoa, onde assim ocorreu o desenvolvimento das habilidades, também tivemos o destaque do Raciocínio Sistêmico, onde este traz a integração do grupo em um todo, para o desempenho de todas as tarefas, assim ficando de fácil compreensão todas as tarefas.Os modelos mentais, foram acomodados de tal forma, que os mesmo tiveram uma forma meticulosa de serem trabalhadas, pois foram integradas para sanar a deficiência de compreensão dos grupos. O sentido comum deles foi incluir uma “missão” para a atividade proporcionada a eles, desta forma integrando todos em um conjunto único.
Para a Marcopolo ser capaz de aprender estas cinco disciplinas, teve que funcionar em conjunto, sendo o raciocínio sistémico responsável pela integração de todas as demais. A ideia foi acabar com as deficiências de aprendizagem, começando pela identificação e pela posterior aplicação de algumas técnicas que exercitem um raciocínio sistêmico, o qual permitirá o desenvolvimento das outras disciplinas.
O Learning Organization tem como premissa o aprendizado pela experiência e depende muito da cultura organizacional do estilo de liderança e da Administração Participativa.

(Site http://www.avellareduarte.com.br/projeto/conceituacao/conceituacao3/conceituacao33b_disciplinasSenge.htm
Em 21/10/2010 - 21:12 e tese de mestrado APRENDIZAGEM ORGANIZACIONALA PARTIR DO ENSINO DA METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, por Hana Cristina Witt – Porto Alegre 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário