Em análise na Dissertação de conclusão da aluna Hana Cristina Witt da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, destacaremos as aplicações teóricas do modelo Learning Organizations, criado por Peter Senge, na empresa Marcopolo.
Neste trabalho foi apresentado a analise de cada ação feita pela empresa para aplicar o modelo Learning Organizations, estas ações foram analisadas de acordo com as cinco disciplinas de Senge e implantadas conforme os seguintes modelos: Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada, Aprendizagem em Equipe e Visão Sistêmica.
Porém, antes de destacá-los temos que brevemente citar as causas de uma ação inversa da Learning Organizations, que traz aspectos negativos como uma limitação a função e falta de objetivos, a falta da responsabilidade sobre informações, ênfase no curto prazo na entrega dos trabalhos, a possivel falta de atenção às sutilizas e aos indicadores de longo prazo e o mito da equipe administrativa aonde vai bem às rotinas corriqueiras, mas não nas situações difíceis.
Em cada disciplina foi identificada uma iniciativa de aprendizagem segundo a autora do trabalho, para que ocorresse a implantação do modelo de aprendizagem. Tivemos o destaque do modelo MASP 14, que auxiliou nas tomadas de decisões em relação à Pesquisa.
A Marcopolo deu a iniciativa do Domínio Pessoal formando ações de viabilização do crescimento pessoal de cada pessoa, onde assim ocorreu o desenvolvimento das habilidades, também tivemos o destaque do Raciocínio Sistêmico, onde este traz a integração do grupo em um todo, para o desempenho de todas as tarefas, assim ficando de fácil compreensão todas as tarefas.Os modelos mentais, foram acomodados de tal forma, que os mesmo tiveram uma forma meticulosa de serem trabalhadas, pois foram integradas para sanar a deficiência de compreensão dos grupos. O sentido comum deles foi incluir uma “missão” para a atividade proporcionada a eles, desta forma integrando todos em um conjunto único.
Para a Marcopolo ser capaz de aprender estas cinco disciplinas, teve que funcionar em conjunto, sendo o raciocínio sistémico responsável pela integração de todas as demais. A ideia foi acabar com as deficiências de aprendizagem, começando pela identificação e pela posterior aplicação de algumas técnicas que exercitem um raciocínio sistêmico, o qual permitirá o desenvolvimento das outras disciplinas.
O Learning Organization tem como premissa o aprendizado pela experiência e depende muito da cultura organizacional do estilo de liderança e da Administração Participativa.
(Site http://www.avellareduarte.com.br/projeto/conceituacao/conceituacao3/conceituacao33b_disciplinasSenge.htm
(Site http://www.avellareduarte.com.br/projeto/conceituacao/conceituacao3/conceituacao33b_disciplinasSenge.htm
Em 21/10/2010 - 21:12 e tese de mestrado APRENDIZAGEM ORGANIZACIONALA PARTIR DO ENSINO DA METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, por Hana Cristina Witt – Porto Alegre 2002)
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