Após uma análise sobre a Tese de Mestrado apresentado pela Graduada Hana Cristina Witt sobre a Organização e Aprendizagem da empresa Marcopolo, conseguimos extrair as prioridades desta empresa e responder a necessidade da MARCOPOLO em querer ser uma empresa que aprende. A Marcopolo compreende que se faz necessário ter profissionais que se enquadram cada um em sua função tornando-se Peças Chaves de cada Função, assim como descriminado por Peter Senge em seu Livro A Quinta Disciplina, que menciona que as pessoas criam dinâmicas ao Longo do tempo para desencadear as funções e aprimorar os processos individuais e coletivos de conhecimento. Assim podemos indicar que o principio da mudança, se transfere da alta cúpula para a baixa cúpula, deixando exemplificado que é necessário entender e compreender os processos detalhados. Assim fica mais explicito o desenvolvimento das capacidades de uma equipe.
A MARCOPOLO utilizou da expertise de implantar uma ferramenta destinada a perceber os valores de Clientes e Fornecedores, para estar atribuindo diretrizes e valores para sua rede de informações, bem como um Modelo Mental. Um fator inerente que foi citado pela autora, aponta o fato da Pontualidade das informações obtidas, porém é necessário ressaltar que esta pontualidade pode ser prejudicial à pesquisa, uma vez que a perspectiva pode ser renovada e assim gerar mudanças, até porque esta mudança tem que deixar à equipe a vontade, e não impondo metas e assim gerando desconforto e stress.
Deste modo, o grupo conclui que as informações mencionadas por Hana, citando a questão da pontualidade, vai em desencontro com as teorias propostas por Peter Senge, que destaca que perspectiva se renova constantemente e por este motivo novas mudanças ocorrerão inevitavelmente.
Uma grande facilidade identificada nesta tese, é que a empresa teve a oportunidade de proporcionar a metodologia de apreender e compreender com ambientes externos, pois desta forma temos a melhor capacitação do recurso de uma Aprendizagem Compartilhada. A MARCOPOLO, realizou uma atividade que destaca a Abordagem Sistêmica, onde ajuda a identificar que ambiente organizacional que não tem boa integração sobre a Aprendizagem Compartilhada, gera-se um impacto Sistêmico. A partir do ponto que o grupo não se integra e não desenvolve uma atividade em tempo determinado, esta propenso a se desintegrar e por este motivo deve ser orientado e acompanhado no desenvolvimento das atividades propostas, por seus gestores e assim lembrando que é necessário que o grupo tenha a percepção natural de desenvolver esta atividade. Conforme relatado, cada grupo possuía uma particularidade, pessoas com contatos diretos com perfis Operacionais e pessoas que desenvolvem o perfil administrativo dentro da empresa.
Em 21/10/2010 - 21:12 e tese de mestrado APRENDIZAGEM ORGANIZACIONALA PARTIR DO ENSINO DA METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, por Hana Cristina Witt – Porto Alegre 2002)
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